Cotidiano

Procon-Santos monitora preço de 500 produtos para Black Friday

O monitoramento foi realizado nos meses de setembro e outubro em sete estabelecimentos da cidade

Caroline Souza

Publicado em 30/10/2018 às 08:40

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A relação pode ser conferida no site da Prefeitura de Santos / Rodrigo Montaldi/DL

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A menos de um mês da Black Friday 2018, o Procon-Santos divulgou os preços de 500 produtos. O monitoramento foi realizado nos meses de setembro e outubro em sete estabelecimentos de Santos.

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A relação - que pode ser conferida no site da Prefeitura de Santos - inclui eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e demais produtos com bastante procura na Black Friday.

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“O objetivo é auxiliar o consumidor na conferência dos preços praticados. Mas ele também deve fazer essa ‘lição de casa’", explica o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma. A lista serve ainda para que o próprio Procon-Santos confronte os preços desses itens no dia 23 de novembro.

Além de fazer a ‘lição de casa’, Quaresma orienta que os consumidores pesquisem de que forma o fornecedor participa da ação. “Muitas lojas fazem apenas promoções de alguns itens ou segmentos”, comenta.

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A novidade deste ano é que a equipe do órgão municipal, composta por sete fiscais, vai iniciar a fiscalização na noite de quinta-feira (22), véspera do evento.

A iniciativa se limita aos estabelecimentos comerciais fixos. Vendas na internet ficam sob responsabilidade da Fundação Procon SP.

De acordo com o coordenador, as principais reclamações de outros anos foram o descumprimento de ofertas, descontos anunciados e não praticados, e ausência de produto.

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Reclamações

Ao constatar preços contraditórios ou outra irregularidade, o consumidor deve registrar a situação e abrir ocorrência.

O órgão realiza atendimento no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246), no site procon.santos.sp.gov.br, aplicativo ou postos avançados (Unimes - Rua Barão de Paranapiacaba, 28, Encruzilhada; Unimonte - Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias; Unisanta - Rua Oswaldo Cruz, 266/277, Boqueirão).

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SincomércioBS

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS), Omar Abdul Assaf, a data é uma boa oportunidade para que o comércio da região melhore suas vendas. “Datas comemorativas como a Black Friday são boas oportunidades para o comércio da região. Especialmente no período do final de ano, é esperada maior injeção de lucros nas lojas e recirculação de rendas”, comenta.

Assaf acredita ainda que, para o consumidor, o momento oferece excelentes chances de comprar com descontos e melhores condições.

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Quanto aos números, o presidente acrescenta que “a expectativa é que sejam um pouco melhores do que o ano passado, visto que o país passa por uma lenta evolução econômica”.

37% das compras da Black Friday são antecipação para o Natal

Aproximadamente 37% das compras da Black Friday são antecipação para o Natal, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado.

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O estudo mostrou ainda que as compras estão mais destinadas a uso próprio e a preferência é por Eletrônicos (68%), Eletrodomésticos (50%) e Vestuários (49%). Seguida de livros (26%); serviços/ produtos de beleza (24%); viagens/ passagens aéreas (18%); games (18%); artigos esportivos (16%); cupons promocionais (14%); e carro e moto/ artigos para carro e moto (6%).

Já os que vão presentear, preferem optar por Vestuários (53%), Eletrônicos (44%) e Livros (39%).

Segundo estudo do Ebit, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday de 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado.

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O gasto médio será de R$ 1.283,00. Em 2017, o gasto médio dos consumidores na data (soma de compras online e off-line) foi de R$ 1.178, segundo o Ebit.

A pesquisa online consultou 403 consumidores, em quatro Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 21 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

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